O Projeto ONU, realizado anualmente com os alunos do Ensino Médio, voltou a se destacar em 2024 ao tratar de um tema de urgente relevância global: as crises climáticas.

Este ano, o projeto centrou-se nos impactos dos desastres ambientais ao redor do mundo, promovendo uma análise crítica sobre as ações necessárias para mitigar esses problemas. Os estudantes foram desafiados a representar países que enfrentaram desastres ambientais significativos. Além de explorarem o relevo e o clima dessas nações, investigaram e relataram eventos como furacões, secas, inundações e incêndios florestais.

A atividade expos dados concretos, gráficos sobre a emissão de gases e os níveis de desmatamento, ampliando a discussão para questões de ordem global. Ao final, cada grupo propôs estratégias que pudessem ser aplicadas em seus respectivos países representados, com o objetivo de enfrentar os desafios ambientais. “Os discursos elaborados incluíram propostas de sustentabilidade, apresentações com imagens impactantes, além de trechos de textos jornalísticos e literários, e charges”, destacou a professora Juliana Darós.

O evento exigiu que os grupos vestissem trajes formais, representando as vestimentas típicas de seus países (Foto: Paolla Itagiba)

A atividade pedagógica envolveu as disciplinas de História, Geografia, Linguagens e as Trilhas de Aprendizagem para as turmas da 1ª série. O evento exigiu que os grupos vestissem trajes formais, representando as vestimentas típicas de seus países. Além do conhecimento adquirido, a atividade foi importante por ressaltar as competências desenvolvidas. “Oratória, pesquisa crítica e responsabilidade social foram alguns dos pontos trabalhados. Colocando nossos alunos em um contexto diplomático e ambiental, o Projeto ONU reforça a importância de uma educação voltada para a formação de cidadãos conscientes e atuantes”, concluiu a docente.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

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