Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II realizaram o projeto interdisciplinar “Um sonhou e outro realizou”. Os trabalhos fizeram parte da Expo Castelo e conectou criatividade dos alunos com diversas áreas do saber, como humanas, linguagens, ciências exatas e ciências da natureza.
A proposta foi inspirada no sonho de Dom Bosco, fundador da congregação salesiana, que teve uma visão profética sobre a construção de Brasília. A professora Ivana Matos Pinheiro Tavares, responsável pela condução do trabalho, explicou o ponto de partida do projeto: “Brasília fez parte de um dos sonhos de Dom Bosco, então sugeri que os alunos pesquisassem não apenas o sonho, mas também os detalhes de sua construção, as ideias do arquiteto Lúcio Costa, responsável pelo Plano Piloto, e a história por trás da capital federal”, explica.
Os alunos foram divididos em grupos que exploraram diferentes aspectos de Brasília e do sonho de Dom Bosco. Na área de humanas, eles investigaram a história da cidade, a figura de Juscelino Kubitschek, os candangos que trabalharam na construção e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Além disso, aprofundaram-se em temas geográficos como o relevo e a demografia da região do Planalto Central, além de confeccionar uma réplica da bandeira de Brasília, fruto de suas pesquisas. Em linguagens, as equipes se dedicaram ao concretismo, criando um painel artístico com a figura de Dom Bosco, e exploraram gêneros musicais, como o rock nacional, dando ênfase às bandas que marcaram a cena musical de Brasília nos anos de 1980. Já em ciências exatas, os estudantes construíram uma maquete sustentável detalhada do Plano Piloto, com precisão nas proporções e dados estatísticos. Por sua vez, em ciências da natureza, os grupos ficaram responsáveis por um holograma de Dom Bosco e pela análise dos impactos ambientais decorrentes da construção da cidade.
A culminância do projeto contou ainda com apresentação de maquetes, banners, vídeos e painéis que ilustravam suas pesquisas. O envolvimento dos alunos em cada etapa demonstrou o compromisso com o aprendizado e a importância de integrar diferentes áreas do conhecimento para um entendimento mais completo de um tema tão vasto. “O projeto proporcionou uma experiência enriquecedora aos alunos, que se aprofundaram no contexto histórico e cultural de Brasília, ao mesmo tempo que puderam aplicar conceitos aprendidos em sala de aula”, finaliza Ivana.
O projeto contou com a participação dos professores, Otávio Carvalho, de Matemática; Luiz Henrique Jassus, de Física; Elen Soraia Castro, de Língua Portuguesa; Taise Marchiori, de Língua Inglesa e Nathália Moura, de Artes.
Sobre a Expo Castelo
Entre 18 e 26 de setembro, os estudantes do Instituto Nossa Senhora da Glória participaram da Expo Castelo, um evento que apresentou atividades pedagógicas desenvolvidas por alunos de todos os segmentos educacionais do Colégio Castelo. A feira foi uma oportunidade de reconhecer e valorizar o esforço dos alunos em suas pesquisas e trabalhos, promovendo a interdisciplinaridade.
Veja o álbum de fotos completo aqui.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Pedro Moreira / Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana