O Ginásio Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo se encheu de energia e espírito esportivo no último sábado (26) para uma partida amistosa de futsal muito especial, unindo duas grandes equipes de surdoatletas de Campos e Macaé.
Em quadra, a Associação de Surdos de Campos dos Goytacazes enfrentou o Centro de Surdos de Macaé – CESMA, mostrando que, com determinação e trabalho em equipe, se constrói um time unido. A partida foi um show de técnica e garra. Ao longo dos períodos de jogo, as equipes alternavam o domínio da bola. O placar final terminou em 4×3 para o time macaense. Na partida de ida, o time campista havia sido o vencedor jogando em casa por 5×0.
A iniciativa contou com o apoio do Colégio Castelo, que gentilmente cedeu o espaço e abraçou a causa da inclusão. “Ao promover eventos como este, o colégio não só valoriza o esporte, mas também fortalece o respeito à diversidade e a integração entre os atletas e a comunidade”, comenta a diretora-geral, Ir. Carmelita Agrizzi.
O CESMA representa oficialmente Macaé e é afiliado à Federação de Surdos do Estado do Rio de Janeiro (FDSERJ) e à Confederação Brasileira de Desporto de Surdos (CBDS). Fundado em 2020, o CESMA é mantido com a contribuição de seus associados e se orgulha de representar e motivar surdoatletas em diversas competições. Para muitos desses jogadores, o esporte é uma ponte que conecta, inspira e cria oportunidades.
Texto e foto: Alysson Nogueira