Os jovens estudantes do 9º ano B vivenciaram uma aula especial de história na última quinta-feira (31), repleta de cultura e com forte conexão com o passado da cidade de Macaé.

A visita ao Forte Marechal Hermes foi oferecida como premiação à turma que, pela segunda vez consecutiva, obteve o menor número de alunos em recuperação escolar. A iniciativa é decorrente do bom desempenho estudantil a partir de um projeto idealizado pela coordenação pedagógica do Ensino Médio, que busca estimular o estudo e o comprometimento dos alunos ao longo do ano letivo.

O grupo com cerca de 32 estudantes foram recebidos e guiados pelo Sargento Fábio Pereira Passos, que detalhou a importância histórica e militar do local, enquanto a professora Ivana Matos Pinheiro Tavares, que ministra aulas de História, complementava a narrativa com aspectos da história de Macaé e sua ligação com o Forte Marechal Hermes. Os estudantes exploraram diversos espaços, como o prédio histórico, o altar de Santa Bárbara, portão das armas e o antigo Forte de Santo Antônio do Monte Frio que abriga os platôs dos canhões de artilharia. A visita não terminou sem antes conhecerem de perto o lendário túnel que, segundo lendas, teria um significado misterioso, ligando o Forte até o Solar Monte Elísio, onde atualmente está o Colégio Castelo.

Além das explicações detalhadas, a visita ganhou um toque especial com a entrega do livro comemorativo do Instituto diretamente às mãos do Comandante da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Escola, Capitão Bruno Trentini Lopes Ribeiro, que destacou a importância de preservar e compartilhar a história local.

O passeio encerrou com um lanche preparado com carinho pela equipe da escola, celebrando a conquista e a experiência enriquecedora.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *