Durante duas semanas, os estudantes do 2º ao 5º ano do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participaram de uma encenação especial inspirada no sonho dos nove anos de Dom Bosco. A atividade faz parte do projeto “Gente Que Lê”, ministrado pela professora de literatura Adeilce Areias, que incentivou os alunos a se desafiarem na leitura em público e na oratória.
A iniciativa, promovida pela coordenação pedagógica do Ensino Fundamental I, em consonância com a Estreia 2024 “O sonho que vos faz sonhar – Um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’. Segundo Patrícia Certório, a atividade foi incorporada às acolhidas dos turnos manhã e tarde, e teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a história de Dom Bosco, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades, de práticas sociais que reúnem o saber, o querer e o fazer dos alunos.
A professora Adeilce destacou o impacto transformador do teatro na superação de medos e desafios pessoais, como a timidez e a insegurança ao falar em público. “A história de Dom Bosco é maravilhosa, muito linda, inspiradora. O que mais me tocou também com esse trabalho foi ver as crianças se superando, vencendo as dificuldades com a oratória, falando com confiança, e a felicidade de conseguir realizar algo tão incrível, estava estampada no olhar de cada um”, compartilhou emocionada.
A docente também enfatizou como o projeto “Gente Que Lê” é uma oportunidade para as crianças desenvolverem habilidades essenciais para a vida escolar e pessoal. “Ver o quanto eles conseguem se superar foi motivador. A experiência de ser narrador, interpretar e dar vida a essa história trouxe muita emoção, e eu espero que cada vez mais crianças possam vivenciar isso”, complementa.
O projeto “Gente Que Lê” tem se consolidado como uma ferramenta de incentivo à leitura e à narrativa entre os alunos do Ensino Fundamental I, proporcionando vivências que transcendem o ambiente de sala de aula. A atividade teatral, além de permitir se aprofundar na história do fundador da obra salesiana, fez com que os estudantes cultivassem autoconfiança e o gosto pela leitura.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana