Durante o mês de outubro, os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, do INSG/Castelo-Macaé, desenvolveram o Projeto de Releitura das Obras de Ivan Cruz em sala de aula, orientados pela professora de artes Adeilce Muniz Areias Passos dos Santos.

O objetivo central do projeto foi integrar arte e educação socioemocional, utilizando a representação lúdica da infância para resgatar valores essenciais ao desenvolvimento integral dos alunos. A escolha do artista plástico Ivan Cruz, conhecido por retratar em suas obras as brincadeiras infantis tradicionais, conecta-se diretamente com o mês de outubro, marcado pela celebração do Dia das Crianças e pela reflexão sobre a importância do brincar no desenvolvimento humano. Essa ideia está em consonância com a proposta do resgate ao lúdico e à imaginação, conforme retrata a frase do próprio autor: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que, quando criança, não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.

Após a realização das releituras, em sala de aula, os alunos prepararam uma exposição de suas produções no pátio de convivência do segmento e foi aberta à visitação dos alunos do Ensino Fundamental I, na qual interagiram com as obras ao serem representados como personagens dos quadros. O resgate dessas brincadeiras e memórias infantis, retratadas nas artes, e a interação entre os alunos dos dois segmentos não apenas homenageiam a infância, mas também propiciam um espaço para o diálogo sobre a importância das interações sociais, das emoções e da convivência em um ambiente coletivo.

Do ponto de vista pedagógico, o projeto evidencia a educação socioemocional que permeia o currículo da escola salesiana. O Sistema Preventivo de Dom Bosco é fundamentado na razão, religião e no amor, e promove um ambiente educativo acolhedor e seguro, onde os alunos são incentivados a desenvolver relações saudáveis e o protagonismo juvenil. Segundo Priscila Sousa, Coordenadora do Ensino Fundamental II, “ao trabalhar com a arte, especialmente a releitura das obras de Ivan Cruz, os estudantes têm a oportunidade de expressar suas emoções e construir um senso de identidade, pertencimento e respeito mútuo”. Essa abordagem encontra-se em conformidade com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prioriza habilidades como empatia, cooperação e o equilíbrio emocional no contexto educacional.

Dessa forma, conclui Priscila, “o trabalho com as obras de Ivan Cruz oferece um espaço para que os nossos estudantes possam, não apenas vivenciarem a infância de maneira lúdica e criativa, mas também a desenvolver habilidades essenciais para seu equilíbrio emocional e social no presente e no futuro”.

Texto: Paulo Caetano
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana

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