No decorrer dos últimos meses, que antecederam o ENEM, os alunos da terceira série do Ensino Médio, do INSG Castelo/Macaé, participaram de encontros formativos, culturais e de descompressão. Nas semanas de 28 de outubro a 8 de novembro, os estudantes tiveram experiências imersivas nas áreas de Linguagens, Humanas e Exatas, em preparação para o exame. Como contribuição a esse processo, o Projeto Gerações, realizado durante a Expo Castelo, proporcionou, enquanto atividade cultural, uma pausa produtiva, onde os alunos puderam aprender em um ambiente favorável à redução da ansiedade e à promoção de habilidades intelectuais e emocionais.
O Projeto Gerações propôs uma viagem cultural a partir da década de 1950 até chegar à atualidade. Os estudantes pesquisaram e representaram os principais eventos históricos, culturais e sociais de cada período. Muito além do conteúdo, o projeto incentivou o desenvolvimento de habilidades artísticas, organizacionais e de expressão cultural, constituindo-se como um importante elo de integração entre as turmas para alcançar os objetivos propostos. “Isso mostra que, ao trabalharem em equipe, os alunos aprendem não apenas o conteúdo, mas também a importância da convivência e da tolerância”, destacou o professor responsável pelo projeto, Eduardo Damas.
As atividades foram trabalhadas de maneira interdisciplinar, relacionando-se com a história, a literatura, a sociologia, a geopolítica e, inclusive, com a Língua Inglesa, uma vez que muitas produções musicais das épocas apresentadas são nesse idioma. Dessa forma, ampliaram o repertório cultural dos alunos, especialmente no que se refere à redação, ao abordar temas sobre cultura e sociedade. O professor Eduardo conclui, ainda, que “o aprendizado prático, integrando conhecimento acadêmico e desenvolvimento socioemocional, promove uma experiência transformadora e criativa, que prepara os alunos tanto para o ENEM quanto para a vida”.
Texto: Paulo Caetano
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana