Durante as aulas de Língua Inglesa das turmas do 8º ano, a professora Tamy Caldas promoveu uma atividade que proporcionou aos alunos uma verdadeira imersão cultural. A proposta consistiu em dividir os estudantes em grupos representando diferentes países, desafiando-os a apresentar, em público, as principais características culturais das nações escolhidas. A dinâmica conectou conteúdo das revistas didáticas Magazine Seven e Magazine Eight, da série XPert, explorados em sala de aula.

A Magazine Seven abordou a influência de colonizadores e imigrantes nos hábitos alimentares brasileiros, enquanto a Magazine Eight explorou aspectos relacionados às características pessoais, como traços físicos e de personalidade. A atividade teve como objetivo integrar os temas das duas revistas, incentivando os alunos a aplicar o aprendizado de forma prática, criativa e lúdica.

As turmas foram divididas da seguinte forma:
8º A: México, Itália, Brasil, Coreia do Sul, Uruguai e Estados Unidos;
8º B: Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, França, Espanha e Arábia Saudita;
8º C: Brasil, Espanha, França, Itália e Alemanha.

A ideia da atividade surgiu dos próprios alunos, que sugeriram esse formato como avaliação prática. Cada grupo escolheu os temas a serem apresentados, conectando elementos culturais às discussões trabalhadas em aula. Além de ampliar o conhecimento sobre os países, a atividade estimulou uma vivência significativa do inglês, já que todas as apresentações foram realizadas no idioma.

“A atividade foi um sucesso e despertou o interesse dos estudantes pelo aprendizado de novas culturas e idiomas. Eles demonstraram criatividade ao incorporar elementos visuais, culinários e performáticos em suas apresentações, transformando a sala de aula em um verdadeiro palco multicultural”, destacou a Ms Tamy.

Vela o álbum completo aqui

Texto e fotos: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *