De 04 a 21 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde, a comunidade escolar do INSG/Castelo – Macaé participou de uma jornada de aprendizado e partilha durante a realização da Cantina Solidária. A iniciativa, que já se tornou tradição na escola, reúne os alunos dos 3º anos do Ensino Fundamental I em uma experiência que combina a diversão com o desenvolvimento de habilidades matemáticas e a prática da cidadania.

Divididos em grupos, os alunos se revezaram ao longo do mês, transformando a Cantina num verdadeiro ponto de encontro. Com a ajuda de suas famílias, os estudantes “produziram” doces e salgados caseiros, que são vendidos para toda a comunidade escolar. Na venda, as crianças atuaram em todas as funções comerciais, como atender aos clientes, anotar os pedidos, calcular os valores, receber o pagamento, entregar os produtos e dar o troco.

Essa atividade vai muito além da simples venda de produtos, está diretamente alinhada ao componente curricular: Matemática, conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao realizar as operações de compra e venda, os alunos têm a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em aula, resolvendo situações-problema envolvendo as operações de subtração, adição, multiplicação e divisão, desenvolvendo diferentes estratégias de cálculo e aprofundando a compreensão do sistema de numeração decimal.

Além de ser uma importante ferramenta pedagógica, a Cantina Solidária também possui um papel social. Todo o valor arrecadado com a venda dos produtos será destinado ao Projeto “Pão Nosso” da Paróquia Santo Antônio, que atende famílias em situação de vulnerabilidade social, fornecendo cestas básicas e refeições. A Cantina Solidária é um exemplo inspirador de como a educação pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com o bem comum.

A coordenadora pedagógica, Patrícia Certório ressalta que “proporcionar aos alunos momentos que fomentem atitudes solidárias, empreendedoras e sustentáveis, e envolver também as famílias nos projetos escolares, é de suma importância, bem como explorar conceitos significativos na busca dos saberes e dos conhecimentos, agregando mais valores na formação integral dos nossos alunos”.

Texto: Paulo Caetano
Fotos: Paolla Itagiba e Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana

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