Para celebrar o Mês da Consciência Negra, aconteceu a exposição interdisciplinar “Raízes da Igualdade: Identidade e História”, que reuniu produções de alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II.
O projeto destacou as contribuições culturais afrodescendentes, promovendo o respeito às diferenças e reforçando a equidade como fundamento de uma convivência cidadã.
A abordagem conectou diversas disciplinas, proporcionando um aprendizado integrado e significativo.
Ciências: foi explorado a igualdade biológica como base da humanidade, refletindo sobre a composição celular comum a todos os seres humanos. O objetivo foi desconstruir preconceitos, ressaltando que as diferenças externas não alteram a essência compartilhada.
Espanhol: foram realizadas duas atividades. Na primeira, fizeram uma releitura do quadro Candombe Afro-Uruguaio, explorando a cultura afro-latina, o idioma e a história dos países hispanohablantes, além de ressaltar a arte como expressão de resistência e identidade afrodescendente. Já na segunda atividade, os alunos estudaram a obra da artista guinéu-equatoriana Carmen Bolena, focando em suas reflexões sobre história e identidade. A atividade envolveu a releitura de seus desenhos, que abordam o corpo humano de forma simbólica, conectando-se à frase “Lo esencial es invisible a los ojos” e refletindo sobre a igualdade entre diferentes culturas.
Artes: os estudantes confeccionaram máscaras africanas, vestimentas tradicionais e objetos de cerâmica com materiais recicláveis. A atividade incluiu um ensaio fotográfico temático que destacou as raízes afrodescendentes na comunidade escolar, fortalecendo o sentimento de pertencimento.
Ensino Religioso: inspirados na passagem bíblica “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 13:34), os alunos construíram um painel colaborativo com mensagens que exaltam o respeito às diferenças e a valorização de todas as etnias.
Inglês: trabalhando o tema “Equality and Equity”, os alunos discutiram as diferenças entre igualdade e equidade, produzindo textos reflexivos em inglês para conectar o aprendizado do idioma a questões sociais fundamentais.
História: os estudantes pesquisaram historiadores brasileiros e evidenciaram o legado das populações africanas na formação cultural, econômica e social do Brasil, além de analisarem as perspectivas historiográficas que desconstroem narrativas eurocêntricas e reconhecem a centralidade da diáspora africana na construção do país.
Esse estudo permitiu uma maior compreensão das raízes históricas e incentivou o respeito à diversidade cultural, reforçando a necessidade de valorizar o legado afro-brasileiro como parte fundamental da identidade nacional.
Além disso, os estudantes realizaram pesquisas historiográficas sobre o papel das populações africanas na formação cultural e social do Brasil. Essa investigação desconstruiu narrativas eurocêntricas, valorizando a diáspora africana como parte essencial da história e identidade nacional.
O encerramento da exposição foi marcado por um painel coletivo, onde os alunos deixaram suas digitais como símbolo de unicidade e diversidade. A frase central do painel destacou o orgulho das raízes afrodescendentes e a importância de valorizar a ancestralidade.
“A exposição celebrou a riqueza da cultura afrodescendente, promovendo um espaço de diálogo e aprendizagem crítica. As atividades reforçaram nos estudantes o respeito às diferenças e a consciência de seu papel na construção de uma sociedade plural, inclusiva e equitativa”, destacou Priscila Sousa, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II.
Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana