Uma atividade multidisciplinar envolveu os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, que promoveu reflexões sobre temas relevantes da atualidade. A proposta, conduzida pela professora Ivana Matos Pinheiro Tavares na disciplina de História, incentivou os estudantes a explorar tópicos como racismo, bullying, igualdade de gênero, consciência ambiental, cristã, direito da criança e do adolescente, saúde mental e pessoas com deficiência, conectando-os às quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Para disseminar as ideias discutidas, os grupos usaram ferramentas como folders e redes sociais, especialmente o Instagram. Essas plataformas permitiram que os alunos mostrassem sua criatividade e ampliassem o impacto das campanhas, alcançando um público diversificado dentro e fora do ambiente escolar. Cada tema foi analisado sob múltiplas perspectivas. Essa abordagem interdisciplinar não apenas aprofundou o conhecimento acadêmico, mas também conectou os estudantes a questões práticas e sociais, tornando o aprendizado mais significativo. “Foi um trabalho enriquecedor, em que eles puderam ouvir diferentes perspectivas, construir opiniões fundamentadas e desenvolver habilidades de comunicação. O resultado mostrou um crescimento impressionante em tão pouco tempo”, destacou a professora Ivana.

O sucesso da atividade gerou planos para sua continuidade no próximo ano. A ideia, segundo Ivana, é expandir o projeto, permitindo que os próprios alunos se tornem agentes de conscientização em diálogos com outras turmas. “Queremos que eles usem sua voz para impactar positivamente a comunidade escolar, promovendo discussões relevantes como bullying, igualdade de gênero e sustentabilidade”, finalizou a professora.

Competências da BNCC
O projeto permitiu o alinhamento a diversas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo aprendizagens significativas e integradoras. Na abordagem sobre bullying, os alunos trabalharam a Competência Geral 1 (Conhecimento), desenvolvendo habilidades de identificação, análise e proposição de soluções para problemas sociais, como forma de incentivar a empatia e o respeito mútuo.

Quando exploraram o tema da inclusão de pessoas com deficiência, foi trabalhada a Competência Geral 8 (Empatia e Cooperação), estimulando o respeito às diferenças e a compreensão das necessidades e direitos dessa população. A discussão sobre o trabalho infantil conectou-se à Competência Geral 7 (Responsabilidade e Cidadania), ao estimular reflexões críticas sobre os direitos das crianças e adolescentes e os impactos sociais dessa prática.

O estudo sobre o cristianismo trouxe à tona a Competência Geral 6 (Repertório Cultural), ao investigar sua influência na formação cultural e histórica do Brasil e promover o diálogo inter-religioso. Além disso, a importância da saúde mental e do bem-estar foi explorada por meio da Competência Geral 4 (Cultura Digital), com o uso de recursos tecnológicos para divulgar hábitos saudáveis e promover a conscientização sobre o equilíbrio físico e emocional.

Por fim, ao abordar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os alunos fortaleceram novamente a Competência Geral 7 (Responsabilidade e Cidadania), compreendendo os direitos garantidos às crianças e adolescentes e a relevância de sua aplicação.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana

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