Cerca de 15 alunos do Ensino Fundamental II, do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participou, no último fim de semana, da FEMAFOG – Festival Macaé de Foguetes. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal de Macaé, por meio do Programa Inovar e Aprender, ligado à Secretaria de Educação, aconteceu no Campus da Cidade Universitária, atraindo cerca de 300 alunos de escolas públicas e privadas de Macaé e de diversos municípios vizinhos, como Cabo Frio, Campos e Casimiro de Abreu.

Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas de satélite, circuitos com drones, planetário itinerante, dentre outras atrações. Durante a oficina de foguetes, os objetos eram confeccionados com materiais reciclados, pelas mãos dos alunos, e eram lançados a uma altura de 250 metros, causando encanto aos presentes, principalmente ao aluno do Colégio Castelo, Danilo Esteves do 6º ano. “Foi incrível. Aprendi como se constrói um foguete e ainda pude ver como ele é lançado na atmosfera. É muito boa essa oportunidade que a instituição nos dá, para podermos aprender mais sobre o mundo da astronomia”, conta o aluno.

 O objetivo do evento foi proporcionar uma grande aventura para os estudantes e divulgar o trabalho realizado pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Segundo os organizadores, o lançamento de foguetes é uma validação para a competição nacional na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Castelo, Érica Siqueira de Castro, o festival é uma grande oportunidade de os alunos trocarem experiências com outros jovens, conversando e interagindo sobre assuntos comuns. “Fazer com que eles participem e desenvolvam habilidades junto com outras escolas é muito importante para a formação deles. Eventos dessa natureza, fora do ambiente escolar, proporcionam melhor entendimento do universo do que eles estão estudando”, explica.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paulo Caetano / Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana