Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, vêm desenvolvendo projetos de Iniciação Científica, como parte da disciplina de “Metodologia Científica”, que ganhou uma carga horária curricular exclusiva, com o objetivo de contribuir para o letramento científico dos alunos.

Na última quarta-feira (13), os alunos visitaram o laboratório de Farmacognosia da UFRJ Macaé e realizaram uma atividade prática, que contou com a colaboração da professora Dra. Denise Guimarães, do Instituto de Ciências Farmacêuticas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Os estudantes tiveram a oportunidade de entender um pouco mais sobre a composição química da Erva Macaé e do Alecrim – plantas obtidas na horta do Colégio Castelo – e realizaram análises experimentais, com  a supervisão da professora Denise.

“Estamos vivendo a quebra do paradigma na Educação, chegou o momento de romper com um pensamento antigo e dar espaço ao novo. A Ciência na Educação Básica é ferramenta chave para a construção do conhecimento e pensamento autônomo. Estamos formando jovens que constroem hipóteses acerca dos fenômenos que observam e desenvolvem soluções. Durante a prática no laboratório, os estudantes foram muito elogiados pelo comprometimento e articulação com as atividades experimentais”, explica a mediadora dos trabalhos, professora Sara Nállia Oliveira.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana