Ao estudarmos a história e em especial as grandes guerras, nós nos inserimos em uma realidade muito distante e, portanto, difícil de imaginar, sentir ou absorver o sofrimento daqueles que dela fizeram parte. Neste projeto, desenvolvido pela professora e historiadora Ivana Matos Pinheiro Tavares, com os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental II, está sendo abordada a Guerra, de uma forma completamente diferente: as cartas que os soldados ou pessoas comuns trocavam entre si ou enviavam para seus familiares. Elas constituem o fio condutor do imaginário do escritor que conflui com o aprendizado do conteúdo, através de vídeos, imagens e leituras na sala de aula.

“Essas cartas são imaginárias, destinadas a familiares ou amigos e foram escritas como se cada aluno estivesse presente na guerra ou pensando nos que sofreram vários tipos de violações, como étnicas e culturais. A atividade tem como objetivo incentivar a reflexão sobre experiências vividas, sentimentos e opiniões daqueles que estiveram envolvidos no período da Segunda Grande Guerra”, explica Ivana.

Por outro lado, segundo Ivana, compartilhar as experiências do trabalho com os leitores ajuda na construção de uma sociedade mais tolerante e respeitosa. “Ao escrever ou ler as cartas, todos se dão conta do enorme sofrimento daquelas pessoas, vivendo em condições precárias e assistindo a sofrimentos inimagináveis, promovendo, assim, a importância do diálogo e da paz na humanidade”, finaliza.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana