Com o olhar proposto a relembrar as manifestações ocorridas na Semana de Arte Moderna de São Paulo em 1922, os estudantes do Ensino Fundamental II e Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, realizaram, na última sexta-feira (28), a sétima edição da Feira Literária do Castelo.

Neste ano, a edição especial da feira – Semana FLIC Moderna – propôs uma discussão sobre o tema, aguçando os estudantes a se manifestarem culturalmente, trazendo as representações da atualidade.

Durante toda a manhã, foram oferecidas diversas atividades. Na quadra Miguel Magone, os espaços funcionaram com oficinas simultâneas, recebendo o nome de grandes escritores e artistas: o espaço Mário de Andrade, o espaço Drummond, o espaço Tarsila do Amaral e o espaço Cora Coralina. Já no palco principal, ocorreram apresentações artísticas e culturais, relembrando o que aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, espaço em que o Modernismo iniciou novas formas de pensar a arte. Nos intervalos, as turmas de 7º ano realizaram um Café Literário, tendo como fundo um painel de Borboletas, fazendo alusão à obra “Cem anos de solidão”, de Gabriel Garcia Marquez. E também tiveram participação especial os professores da Faculdade Católica Salesiana, Rildo Loureiro, Marcello Santos e Gerson Dudus, que declamaram poesias aos presentes, além da participação do grupo macaense “Coro das Cigarras”.

No auditório Maria Léa Ramos, as turmas de 6º ano apresentaram uma peça teatral cuja reflexão foi voltada para o Estatuto da Criança e do Adolescente. O evento ainda contou com a apresentação das Pipas Literárias, sob a supervisão dos professores Kláucio Arruda e Ricardo Lúcia.

“Esses novos olhares propostos por essas manifestações não eram restritos somente à esfera artística lá em 1922, mas possuíam um cunho social importante que reverbera ainda hoje, 100 anos depois. O Modernismo trouxe até nós a valorização de uma arte mais “brasileira”, almejando uma popularização maior do viés artístico e cultural, além de transcender a academia, explorando temas nacionalistas e cotidianos”, explica uma das organizadoras do evento, Sandra Matsumura.

Confira o álbum completo aqui

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana