No dia 8 de março, as mulheres tiveram um momento especial, durante as acolhidas aos alunos. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe da Pastoral Escolar.

Toda a comunidade educativa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, se reuniu na Quadra Miguel Magone para participar de um momento de oração. Na ocasião, a Diretora Geral do INSG, Irmã Carmelita Agrizzi, foi homenageada, representando todas as mulheres educadoras e alunas da Instituição. 

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II fizeram uma reflexão a respeito da equidade, tratada na última conferência da ONU sobre direitos igualitários às mulheres, sobretudo sobre a inclusão feminina na era digital. Além do tema, os estudantes contextualizaram as lutas das mulheres, desde 1917, por meio da linguagem poética. Na oportunidade, foram rememoradas as conquistas sociais, políticas e econômicas realizadas pelas mulheres ao longo da história. Os trabalhos tiveram a supervisão da professora de Língua Portuguesa, Mariúcha Corrêa.

“A acolhida serviu, sobretudo, para que os nossos alunos observassem a presença feminina na Obra Salesiana. As irmãs Salesianas iniciaram os trabalhos educativos com meninas, reforçando o papel delas na sociedade daquela época. É importante ressaltar isso, o quanto esse marco histórico deve ser respeitado”, conta Mariúcha.

Já o Coral Clave de Sol participou do momento de homenagens com as músicas “Maria, Maria”, do Milton Nascimento e “Dona de Mim”, da Iza, trazendo mensagens sobre o reconhecimento das mulheres nos dias atuais. O grupo tem a regência dos professores Hélio Junior e Priscila Sousa. Ainda na parte musical, “I’m Yours” fez parte do repertório, tocado pelos alunos João Gabriel (Ukulele), Bruna Reis (guitarra), Laura Vieira (violão) e Iasmin Alves (baixo). A canção foi interpretada pelo professor de música Clauser Guedes.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana