As empresárias Renata Fragoso e Karina Leonel possuem histórias bem semelhantes para contar. Ambas estudaram no Colégio Castelo, em meados da década de 1990. Hoje, cada uma traz na bagagem valores marcados para sempre em suas vidas.

Nascida e criada em Macaé, Renata Fragoso trabalhou por 12 anos no ramo de petróleo e gás e, desde 2017, atua como comerciante, à frente do La Quitanda. Aos 42 anos, ela recorda com carinho os tempos vividos no colégio durante sua adolescência. “Estudei no Castelo por 10 anos e vivi momentos muito felizes e intensos ao lado de professores e amigos que fiz e com os quais tenho contato até hoje. Meus pais se esforçaram muito para que eu tivesse boa educação na escola de referência na cidade”, conta.

Renata Fragoso, quarta menina da esquerda para direita, sentada no chão e seus colagas de turma no pátio da escola (Arquivo Pessoal)

Era do ambiente, além da sala de aula, que Renata mais gostava. “Eu era a menina do pátio. Gosto de esporte, participava de todos os jogos e atividades extras. O Castelo sempre foi um lugar de acolhida. Muito do que sou hoje eu devo a essa escola, principalmente no meu desenvolvimento espiritual e humano”, explica Renata, que é cristã e valoriza os ensinamentos de Jesus na sua vida pessoal e profissional. 

A cabeleireira Karina Leonel coleciona fortes lembranças do seu tempo de escola. Responsável pelo Hair SPA, que carrega seu nome, no Centro da cidade, a empresária conta como foram os quatro anos vividos no Colégio Castelo. “Eu cheguei na 5ª série, vim de uma outra escola e logo fui muito bem acolhida pelos professores, funcionários e pelas Irmãs Salesianas. Lembro de cada momento, cada atividade, dos amigos que fiz e de como tudo foi muito envolvente, muito encantador. Eu era bem tímida e foi no Castelo que consegui desenvolver características relacionadas à sociabilidade”, recorda Karina, que ressalta a importância dos eventos que envolviam música e dança para o seu crescimento pessoal. 

Karina Leonel, ao centro, com suas colegas de turma Gláucia e Isabela, em excursão ao extinto parque Terra Encantada (Arquivo Pessoal)

A empresária revela que entrou no ramo da beleza quando passou a se interessar por cabelo e maquiagem. “Fiz cursos e me apaixonei ainda mais. Larguei minha profissão para empreender nesta área. Hoje percebo como a beleza transforma a autoestima das mulheres. É gratificante ver a felicidade no rosto delas. Até nisso o Castelo tem influência: o cuidado com a pessoa na sua individualidade”, finaliza. 

Histórias como as de Renata Fragoso e Karina Leonel são contadas a cada momento em que revivemos os 60 anos do Castelo, além das experiências vividas na escola  e que tanto contribuíram para a formação das duas profissionais e de suas carreiras.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana