O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo recebeu, na última semana, a visita da conselheira da Missão, Ir. Amélia Assis de Castro e do Assessor de Educação, Cristiano Prates Rodrigues. Ambos representantes da Inspetoria Madre Mazzarello estiveram na instituição com o objetivo de acompanhar os atuais processos pedagógicos, além de conversar com a equipe técnico-pedagógica, entendendo suas atuais demandas.

A programação contou com uma acolhida especial dos alunos e reuniões com a equipe gestora, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, equipe de Pastoral e técnico-administrativo. Na ocasião, Cristiano Prates apresentou os novos modelos que serão adotados para os próximos anos, com relação ao material didático Edebê e as diretrizes do Novo Ensino Médio. “O que temos em vista hoje é uma reorganização da política de negócios da Editora Edebê. A previsão é que, a partir de agora, haja uma flexibilização da escola em organizar os módulos que irão conter os materiais didáticos. Na prática, as famílias irão adquirir apenas o que será utilizado pelos seus filhos, respeitando as normas da Base Nacional Comum Curricular”, esclarece.

Sobre as novas deliberações do Ensino Médio, Prates explica que a pauta ainda está sob discussão, aguardando normativas dos órgãos federais competentes. “Não haverá impactos na vida escolar dos alunos, pois o pedagógico presente no Colégio Castelo já trabalha diariamente de forma robusta. As coordenações têm pensado muito bem, de forma vanguardista, buscando mecanismos para a aprendizagem significativa”, completa. 

Irmã Amélia Assis de Castro ressaltou o compromisso das Filhas de Maria Auxiliadora com a obra educativa e disse que o papel das famílias é fundamental, pois elas percebem, através da participação dos filhos, que a escola atende aos objetivos propostos.  “Visitar o Castelo é uma satisfação muito grande, pois conseguimos perceber como a casa está caminhando e observar a trajetória, os projetos, os desafios, as demandas, para que possamos fazer um trabalho em conjunto. Nossa visita é um caminho de escuta, percepção e animação”, finaliza Irmã Amélia.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana