A Pastoral Escolar do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo realizou, durante o mês de agosto, acolhidas especiais para os estudantes do Ensino Fundamental II. A iniciativa tem como objetivo aprofundar e celebrar o mês e o ano vocacional, na Igreja Católica.
Todas as quartas-feiras, um convidado era chamado para falar aos estudantes a respeito de vocação. Na primeira semana, Ir. Veralice Mota fez uma reflexão trazendo a temática do mês, ressaltando a importância do sacerdote na vida da Igreja, Paróquias e das Comunidades. Foi destacado ainda o acompanhamento vocacional do estudante Samuel Azevedo, do 8º ano, que almeja seguir o caminho do sacerdócio.
Na segunda semana, por ocasião do dia dos pais, Arialdo Ribeiro Viana, pai do estudante Samuel, conversou com os adolescentes sobre o compromisso de vida para o qual fomos chamados, bem como a vida cristã na família. Na semana seguinte, celebrando o dia das pessoas consagradas à vida religiosa, Irmã Regina Maria Meireles foi convidada para falar sobre o chamado de Deus àqueles que desejam segui-Lo, dando especial ênfase à vida das Filhas de Maria Auxiliadora, na qual está inserida. Na quarta e última semana, o professor de Ensino Religioso, o catequista e membro da Equipe de Pastoral Escolar, Alexandre Rabello, discorreu sobre a vocação do leigo, dando destaque ao Dia do Catequista, celebrado no último dia 25 de agosto, encerrando o mês temático e rico em sua essência.
“É importante ressaltar que a Escola também é espaço vocacional por excelência, basta ser dinamizado e ter um propósito. Deus continua chamando pessoas, jovens e adultos para continuar sua obra, “a messe é grande e os operários são poucos, rogai, pois, ao Senhor da Messe que envie trabalhadores à sua messe” (Lc 10,2). Da escola podem sair lindas e comprometidas vocações. O nosso empenho de “formar bons cristão e honestos cidadãos” é missão de todo dia, pontua a coordenadora da Pastoral Escolar, Irmã Veralice Mota.
Texto: Alysson Nogueira
Foto: Divulgação
Assessoria de Comunicação Salesiana