Um dia inteiro dedicado à literatura e acontecimentos históricos movimentou os corredores e pátios do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo no último dia 27 de outubro. A Feira Literária do Castelo chega em sua oitava edição trazendo como tema central o jubileu de diamante, comemorado pela instituição de ensino neste ano de 2023.

Durante toda a manhã, houve a mostra de trabalhos de cunho literário desenvolvido pelos alunos do Ensino Fundamental II e Médio nas Quadras Miguel Magone e Dom Bosco. Na oportunidade, os estudantes puderam expor suas ideias a partir de temas que envolviam a literatura nas suas múltiplas linguagens de expressão.

As turmas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II passearam pela centenária história de Walt Disney, cineasta, diretor e cofundador da The Walt Disney Company, pioneira no ramo das animações e desenhos animados. Cada grupo escolheu uma produção cinematográfica e elaborou jogos, teatro, apresentação musical, maquetes, entre outras curiosidades. Já as turmas do 9º ano, 1ª e 2ª série do Ensino Médio trabalharam as décadas de existência do Colégio Castelo a partir de sua fundação em 1963. Cada turma trabalhou um fato marcante na arte, como o lançamento de livros, filmes, artistas, músicas, entre outros.

Entre os destaques na Feira Literária do Castelo estava o projeto “Gerações”, anualmente desenvolvido pelas turmas da 3ª série do Ensino Médio. Nele é feito um resgate da história e do desenvolvimento social da música brasileira e internacional, em que os alunos se expressam artisticamente, incentivando-os a vivenciarem o que aconteceu desde a década de 40 até os dias atuais. Já a aluna Juliana Mothé Nepomuceno da Silva criou uma sala sensorial mostrando aos visitantes uma ideia de como ela enxerga o mundo a partir de sua realidade com situações presentes no dia a dia da pessoa com deficiência visual. A aluna contou com a orientação da professora Taíse Marchiore e assistência de Gisela Findlay. Outro trabalho que se destacou é do aluno Arthur Campos Naegele de Oliveira, a partir da releitura do livro “Eu Sobrevivi ao Holocausto”, que aborda o relato de Nanette Blitz Konig no período em que ela e milhões de judeus foram entregues à própria sorte com a mínima chance de sobrevivência. No trabalho, o estudante recriou o quarto de Anne Frank, uma das principais figuras da história, mostrando aos visitantes a dimensão da realidade da adolescente durante o período do Holocausto.

“Foi um dia de muito aprendizado e produtivo em que nossos alunos foram protagonistas, dando ideias, participando massivamente. Foi uma mobilização geral de todos, inclusive dos mais tímidos. Todos participaram muito bem. Os conteúdos foram muito bem avaliados quanto ao conteúdo proposto. Isso mostra que não eram trabalhos aleatórios, mas sim antecipadamente pesquisados e apresentados aos professores avaliadores”, explica Sandra Matsumura, uma das organizadoras da feira.

Como parte das atividades da FLIC 2023, houve o lançamento do livro “Amores e (re) Versos”, do psicólogo e professor Msc. Rildo Santos Loureiro. A publicação reúne poesias escritas pelo autor nos últimos 10 anos, abordando o amor como sentimento e experiências que transformam os indivíduos em sua evolução pessoal. O docente fez uma roda de conversas com os presentes, convidando-os a contribuírem com a declamação de poesias.

Mostra Literária – Para as turmas do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental I aconteceram mostras de trabalhos dentro da proposta literária do projeto “Gente que Lê e Letramento”. Nesse projeto, os estudantes participam de contação de histórias, atividades interativas e produção de diversos gêneros textuais, sendo expostos para as famílias, promovendo interação entre os presentes.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana