Afim de promover atualização pedagógica, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo realizou nos dias 01 e 02 de fevereiro mais uma edição do Programa de Formação Continuada – PROFOC. O encontro marcou o primeiro encontro dos educadores antes do início do ano letivo, proporcionando um espaço para reflexão sobre metodologias de ensino e participação em atividades individuais e em grupo.

Os trabalhos foram conduzidos pela diretora geral do INSG, Ir. Carmelita Agrizzi, que acolheu os educadores, juntamente com a equipe gestora, sempre envolvidos por música e alegria, características do Carisma Salesiano.

Na manhã do primeiro dia, a Irmã Adair Aparecida Sberga, integrante da diretoria nacional da ANEC refletiu com os educadores sobre a formação da pessoa por meio do estudo da antropologia filosófica de Edith Stein, correlacionando-o com o “ponto acessível do bem”, apresentado por Dom Bosco.

Sberga destacou a importância da pesquisa, ressaltando Edith Stein como uma filósofa, educadora e santa internacionalmente reconhecida, cujas teorias sobre o conhecimento humano e concepção de formação são fundamentais para a prática educativa. “Trazer essa reflexão para o centro do debate é crucial para nós educadores, que buscamos o desenvolvimento integral do ser humano, compreendendo o conceito de formação da pessoa e identificando os processos para colocá-los em prática”, explica.

Já no segundo dia, o PROFOC recebeu o CEO da Apoio Estratégico, Ivan da Cunha, que palestrou sobre as novas competências para uma educação com propósitos, elucidando aos presentes os novos rumos da educação nos dias atuais. “Meu objetivo aqui foi provocar, gerar perguntas que desafiem as práticas habituais e nos permitam explorar o novo. Acredito que isso tenha sido muito enriquecedor, incentivando-os a buscar conhecimento e novidades”, conta.

Além disso, o Programa de Formação Continuada também incluiu reflexões sobre a Campanha da Fraternidade 2024, com o tema “Fraternidade e amizade social”, lapidado pelo lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), e sobre a Estreia 2024, que tem como tema central o sonho dos nove anos de Dom Bosco: “O Sonho que faz Sonhar: um coração que transforma ‘lobos’ em ‘cordeiros’”.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana