A quarta edição do “Cruzando Trilhas” recebeu, na última terça-feira (09) a advogada e vereadora macaense, Iza Vicente e o graduando do sétimo período de Ciências Biológicas da UFRJ, Gerson Duarte para um bate-papo enriquecedor com os alunos da 1ª série do Ensino Médio inscritos nas Trilhas de Aprofundamento.

Com vasta experiência na área do direito e gestão pública, Iza compartilhou suas vivências e desafios enfrentados ao longo de sua carreira como advogada, além de trazer valiosas dicas sobre os caminhos possíveis dentro do campo jurídico, inspirando os jovens alunos a explorarem as oportunidades na área. “É emocionante poder estar com alunos do Ensino Médio e contar um pouco da minha trajetória, como também as decisões de estar na política e na advocacia. A gente sabe que o Ensino Médio e a adolescência são momento em que há muitas descobertas, então para mim é uma honra poder contar um pouco de mim e claro, aprender também com eles”, conta.

Gerson, por sua vez, encantou os estudantes com seu conhecimento no campo que estuda a vida – o ser humano, a fauna, as flores e outros seres vivos, mostrando parte do seu acervo particular que contém ilustrações, espécies de plantas, insetos e outros recursos naturais. “Sou fã do Castelo. Minha história começou em 2018 e sempre tive esse carinho pela escola. A nova geração que está vindo aí precisa conhecer quem veio antes deles e entender um pouco mais de como é a subida dos degraus nessa escada, até o ENEM e a faculdade. Voltar aqui é uma oportunidade muito boa. Fico muito feliz e agradecido”, conta.

O “Cruzando Trilhas” destaca-se por sua abordagem multidisciplinar, apresentando os diferentes cenários do mercado de trabalho aos alunos. Seguindo os preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as áreas do conhecimento são oferecidas aos estudantes do Colégio Castelo desde a 1ª série do Ensino Médio. Sob a coordenação pedagógica de Fátima Neves, o encontro visa aproximar os estudantes das realidades profissionais, proporcionando uma visão abrangente das oportunidades que os aguardam após a conclusão dos estudos. “O objetivo é mostrar ao aluno todas as áreas. Para isso, nada melhor do que trazer profissionais para discursarem sobre suas vivências”, destaca a coordenadora pedagógica.

Texto e foto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana