Promover a divulgação científica, instigando o interesse por diversos assuntos relacionados a química. Esses foram os objetivos da 16ª Semana de Química realizado pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ.

Durante dois dias, professores e estudantes da Educação Técnica promoveram palestras, oficinas e apresentações de trabalhos, aprofundando e desenvolvendo conhecimentos teóricos e práticos sobre vários campos da química.

No primeiro dia, a oficina “Espelho de Prata” mostrou como pode ser obtida o metal através de reações químicas, misturando nitrato de prata com cobre metálico. O resultado foi um tubo de ensaio com o produto, servindo de lembrança aos estudantes concluintes. Também houve uma palestra com o fiscal da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Macaé, Denilson Joaquim Neto, que conversou sobre os cuidados com a água, apresentando e discutindo precauções que devemos ter com o recurso para o consumo próprio, a fim de prevenir o surgimento de doenças na população.

Já no segundo dia houve a apresentação de oito trabalhos de conclusão de curso. Entre os destaques está o trabalho da estudante Ana Alice de Brito Mainieri, que apresentou um estudo que testa a eficácia do extrato de abaneiro-da-praia (Clusia hilariana), espécie presente na flora do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. A folha e o caule agem como antibiótico auxiliando na eliminação da bactéria Staphylococcus aureus, comuns em infecções hospitalares. Já o trabalho da estudante Luisa Ribeiro dos Santos Nogueira avalia a eficiência do extrato de plantas como cravo da índia, orégano e pimenta dedo de moça, servindo na eliminação de larvas do mosquito Aedes Aegypti. A banca avaliadora foi composta pelos professores do Colégio Castelo, Andrea de Oliveira Sá, Juliana Lobo, Jhonnatan Chagas e Maycon Granados.

“A Semana de Química desempenha um papel fundamental na formação dos alunos do curso técnico. Ao participarem de oficinas, palestras e apresentações de trabalhos, os estudantes têm a oportunidade de se envolverem ativamente em atividades relacionadas à sua área de estudo, além da interação com profissionais e especialistas da área, proporcionando uma visão mais ampla das aplicações da química na sociedade, despertando o interesse para possíveis campos de atuação futura”, explica o professor responsável pelo evento, Maycon Granados, que ressalta ainda a capacitação e preparação dos estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

Listas dos trabalhos apresentados

  1. ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS DE PRESENÇAS DE SALMONELAS EM AMOSTRAS DE MAIONESES CASEIRAS E INDUSTRIAIS. (Emilli Marinelle, Micaelle Silveira, e Mitchelly Corrêa)
  2. TESTE DE SOBREVIVÊNCIA E DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIOS INICIAIS DE LARVAS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI EM CONTATO COM EXTRATOS AQUOSOS E ÓLEOS EXTRAIDOS DE PLANTAS. (Luisa Ribeiro)
  3. ANÁLISE DA CAPACIDADE ANTIBIÓTICA DA Clusia hilariana SOBRE O Staphylococcus aureus. (Ana Alice Cunha)
  4. DETERMINAÇÃO DE COLIFORMES TOTAIS E FECAIS NO LEITE DE VACA INDUSTRIAL. (Ester Carvalho)
  5. PRODUÇÃO DE AGUARDENTE ATRAVÉS DA FERMENTAÇÃO DA MELANCIA COM E SEM CASCA. (Samara Machado e Arthur Moreira)
  6. POLÍMEROS E QUAIS AS SUAS UTILIZAÇÕES NA EXPLORAÇÃO DO PRÉ SAL. (Fabiano Moreira)
  7. ESTUDO DOS EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO POR HIDRÓXIDO DE CÁLCIO NO FLUIDO DE PERFURAÇÃO AQUOSO. (Jéssica Xavier)
  8. DETERMINAÇÃO DE ALUMÍNIO E FERRO EM POÇOS ARTESIANOS DA LOCALIDADE DE CANTAGALO, RIO DAS OSTRAS/RJ. (Jamilha Teixeira Neto)

    Texto e foto: Alysson Nogueira
    Assessoria de Comunicação Salesiana