A Educação Técnica do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo realizou, na última semana, a apresentação dos trabalhos práticos desenvolvidos ao longo do período do curso de Mecatrônica. O corpo docente foi composto pelos professores Paulo Francisco Caetano, Alessandro Roberto de Oliveira e Oscar Roberto Rocon.

Ao todo, seis projetos foram avaliados, tendo por objetivo a utilização dos conhecimentos construídos durante as aulas para o desenvolvimento de soluções e ainda para buscar respostas de problemáticas vividas pelos próprios alunos no ambiente em que se encontram.

Entre os destaques está o projeto dos estudantes João Gabriel Ribeiro de Andrade e Júlia Raquel de Oliveira Andrighetto, que consiste em um canil automatizado para cães e outros animais domésticos, mas pode ser adaptado para gatos ou coelhos, por exemplo. Foi desenvolvido um sistema que permite a abertura e o fechamento dos portões, possibilitando uma fácil administração da acessibilidade do animal aos espaços. A demonstração do projeto foi realizada por meio de uma maquete para uso doméstico de animais de pequeno a grande porte. “O aparelho será controlado pelo microprocessador Arduino. O horário dessa execução deverá ser programado, utilizando um teclado numérico, em que os dígitos serão apresentados em um display LCD”, explicam os alunos que tiveram a orientação do professor Irineu de Azevedo Lima Neto.

Ao término do Curso Técnico, o estudante recebe um certificado de conclusão, sendo usado como porta de entrada para a emissão do registro profissional, bem como a inserção no mercado de trabalho.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Pedro Moreira
Assessoria de Comunicação Salesiana