A comovente história que retrata o caminho de Jesus até o calvário foi encenada na noite desta segunda-feira (25) durante a Celebração da Via-Sacra. O evento religioso foi promovido pelo Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo juntamente com a Paróquia Santo Antônio de Macaé proporcionando um momento de reflexão e espiritualidade para todos os fies presentes.

Convidados a mergulhar na temática da fraternidade e da amizade social, tema central da Campanha da Fraternidade 2024, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8), os participantes foram instigados a refletir sobre a importância desses valores em suas vidas e em suas relações com o próximo. “Jesus nos convida a segui-lo, e o caminho proposto por ele, é o caminho da renúncia, do perdão, do amor. Que nesta Quaresma, alcancemos a compreensão do valor da amizade social e o viver da beleza da fraternidade humana para além dos nossos gostos, afetos e preferências, trilhando um caminho de verdadeira penitência e conversão”, conta o pároco da Paróquia Santo Antônio, Gleison Lima.

A encenação dos passos de Jesus até o sepulcro foi o ponto alto do evento, proporcionando uma experiência única de imersão na história da Paixão de Cristo. Desde a primeira estação, em que Jesus foi condenado à morte, até o momento em que é sepultado e ressurge no terceiro dia, os presentes puderam acompanhar cada passo desse trajeto tão simbólico.

A pedagoga Valéria Guimarães participa da Via-Sacra há três anos no papel de Maria durante a encenação. Ela conta que se emociona toda vez que participa desse momento. “Fico muito honrada com o convite de poder representar essa mulher tão grandiosa e amada por tantas pessoas e por Deus. Durante a encenação, sinto muito a presença de Maria e imagino a dor que é ver um filho sofrer. Sou uma privilegiada, quanto mulher, quanto mãe, poder encenar os passos de Maria nos últimos momentos de Jesus”, pontua Valéria.

Texto: Alysson Nogueira
Foto: Paolla Itagiba
Assessoria de Comunicação Salesiana