O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, juntamente com a Paróquia Santo Antônio de Macaé, realizarão a tradicional Celebração da Via-Sacra. O evento litúrgico acontecerá na próxima segunda-feira (25), na Quadra Dom Bosco.

Na ocasião, o público será convidado a refletir sobre a fraternidade e a amizade social, tema central em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que tem como lema inspirador “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

De acordo com o coordenador da Pastoral Escolar do INSG, Prof. Alexandre Rabello, será um momento oportuno em que serão encenados os passos de Jesus até o sepulcro. “Os presentes poderão, de forma muito consciente, refletir todo esse caminho por meio das 14 estações, desde a primeira, em que Jesus é condenado à morte, até o momento em que é sepultado para ressurgir no 3º dia”, explica.

O professor explica ainda, que a Via-Sacra é uma oportunidade de os cristãos entenderem o real sentido do sofrimento que Jesus teve para salvar a humanidade. “Nós vamos percebendo o sofrimento de Cristo durante toda a caminhada até o calvário, com sua morte na cruz. Tudo que ele fez foi por amor, tomando sobre si nossa culpa, nossos pecados”, pontua.

Além do momento da Celebração, acontecerá na Paróquia Santo Antônio a Santa Missa a partir das 18h e em seguida, os fiéis sairão em caminhada pelas ruas de Macaé em direção ao Colégio Castelo. “O que iremos meditar durante todo o percurso é exatamente o amor de Deus por nós”, finaliza Alexandre.

Texto: Alysson Nogueira
Arte: Pascom/Paróquia Santo Antônio
Assessoria de Comunicação Salesiana